Blog

Exercício para fortalecer os pés!

26/05/2010 16:42

 

 




Alguns estudantes de ballet e até mesmo bailarinos profissionais têm técnica acurada e dançam muito bem, no entanto sofrem com pés fracos, algo que é um verdadeiro problema, uma vez que bailarinos devem ter pés fortes, não só par ter um bom equilíbrio e bom trabalho de pontas como para evitar acidentes. Por isso, vou descrever alguns exercícios para fortalecer os pés (a região do tornozelo). Então vamos lá!


Suba em elevé com os dois pés, então faça um plié forçando o colo do pé para baixo. Estique as pernas e desça os calcanhares devagar. Você pode fazer esse exercício em primeira, segunda e quinta posições e em com os pés paralelos e sexta posição.
Faça elevés com um pé, mantendo o outro em coupé. Faça em média 16 elevés em cada pé.
Fique com a parte anterior (peito) dos pés em cima de um degrau ou qualquer superfície mais elevada, mantenha os calcanhares num aposição mais baixa em relação ao degrau e faça elevés. Trabalhe os dois pés de uma vez e só quando realmente se sentir confiante tente trabalhar um pé de cada vez. Lembre-se de se apoiar em algum lugar para evitar acidentes.
Sente-se com uma perna esticada, movimente o pé de flex para ponta passando devagar pela meia-ponta. Tente ao máximo fazer seus dedos tocarem o chão.
Sente-se com as duas pernas esticadas à frente (como se estivesse em primeira posição), faça o mesmo movimento do exercício anterior, mas com as duas pernas en dehors, tentando encostar os dedos mindinhos no chão.





Uma coisa que ajuda muito é fazer esses exercícios com caneleiras de 1Kg.

Faça os elevés devagar e desça controladamente sem desabar o pé no chão, o exercício terá mais efeito e também ajudará com o equilíbrio.

Quando esticar os pés, lembre-se de não dobrar os dedos.

Você também pode manter os pés esticados por 30 segundos antes de voltar para o flex, isso aumentará a eficiência do exercício.

Lembre-se de fazer os exercícios frenqüentemente para que tenham efeito.

Penteados

26/05/2010 16:38

 

 

 

O penteado de um dançarino, deve ser criativo e ao mesmo tempo padronizado, para que nao fique relaxado e bagunçado.


Há vários tipos de cabelos: lisos, cacheados, crespos, ondulados, etc. Por isso, temos que usar sempre penteados que todos consigam usar.


Nos penteados, podem ser usados vários adereços como: aplique, presilhas, coroas, "tic-tac", gel, laque, redinha, elásticos, arcos e outros. Tudo para deixar seu penteado mais bonito!


Formato do rosto e o penteado
Redondo: evite o cabelo armado, porque ele dá a sensaçao de rosto ainda mais cheio. O truque para afinar a face é um penteado puxado para as laterais.
Oval: Este semblante permite todos os penteados.
Quadrado: os penteados que deixam os cabelos mais cheios e arredondados dao harmonia.

Para disfarçar o queixo fino, use mexas soltas ao redor do rosto.


Ddicas de como fazer um COQUE


O cabelo bem preso é essencial para o bom desenvolvimento dos exercícios durante aulas e ensaios. A bailarina deve estar concentrada na dança, nos exercícios, no seu corpo, e nao preocupada em arrumar o cabelo ou tirar a franja do olho. Para isso, precisamos de gominha, grampos, uma redinha e gel, no caso das apresentaçoes.



Como Fazer



Faça um rabo de cavalo bem puxado. Ele pode ser: baixo (tres dedos acima da nuca); médio (na reta da orelha); alto (tres dedos acima da reta da orelha). Se voce tem cabelo muito cheio, divida o rabo em dois.


Torça as duas partes do cabelo ou o cabelo todo, e vá enrolando o cabelo torcido em volta da gominha do rabo de cavalo.


Depois de enrolar a primeira parte de cabelo torcido, prenda-a com grampos e enrole a segunda por fora da primeira, de modo que o coque fique "espalhado" na cabeça. Coloque a redinha (aquela telinha que cobre o coque), e prenda-a com grampos nos cantos do coque, e nao no meio dele, para que os grampos nao apareçam.


Prenda a franja com um tic-tac (prendedor de cabelo) ou uma faixa.


Em dias de apresentaçoes, faça o rabo de cavalo com gel, para que o cabelo nao solte "pedacinhos" ou arrepie os fios.


Para que o coque fique mais firme, caso seu cabelo seja comprido, voce pode fazer tranças ao invés de enrolar as partes do cabelo.

Maquiagem

26/05/2010 16:36

 Maquiagem Básica

 





 

Dicas de Maquiagem

 

Quando a bailarina está no palco as pessoas da platéia não conseguem enxergar a expressão facial dela, então a maquiagem ajuda e muito nessa parte.

A expressão é muito importante na apresentação de uma dança, é a forma de passar o sentimento ai expectador.

Aqui vão algumas dicas para você fazer uma maquiagem básica, mas com excelente resultado.

Aprender e utilizar um material de qualidade é muito importante. Sua intenção é abrir os olhos da bailarina e realçar a expressão. Então para cada tipo de olho existe uma maquiagem ideal (amendoado, redondo, caído).

Procure a melhor forma de fazer a sua maquiagem e não esqueça que praticando é que você irá aperfeiçoar sua maquiagem.

*Espalhe a base no seu rosto, o melhor é usar um pincel para fazer isso, passando também no pescoço e colo para não ficar com cores diferentes. (escolha a base do tom da sua pele)

*Contorne os seus olhos com lápis ou delineador pelo lado de fora da pálpebra, fazendo um traço que não se encontrar com o traço de baixo do lado de dentro. Mas no canto do olho alongue um pouquinho para ficar um pouco puxadinho.

*A sombra de cor mais forte você deve passar logo acima da pálpebra, usando um pincel de dentro para fora. E a sombra mais clara acima dessa, para dar mais luminosidade e levantar o olhar.

*Passar o rímel, que é obrigatório, nos cílios de cima e debaixo. Ou se preferir colocar um cílios postiço.

*Passar o blush na direção diagonal boca-alto da orelha. Para facilitar faça um biquinho com a boca e onde fizer uma fenda na bochecha você passa o blush. De dentro para fora.

*Se você tiver a sobrancelha rala ou curta, com lápis marrom aumente-a alongando um poquinho, mas nunca para baixo senão fica com cara de triste.

*O batom também é fundamental. Cores como marrom e vinho pode deixar a sua boca preta no palco por causa da iluminação, prefira o vermelho vivo ou rosa.

Para a sua maquiagem durar mais:

*Você deve limpar sua pele, tonificar e hidratar.

*Uma dica para a maquiagem dura mais é passar soro fisiológico na pele.

*Para quem tem a pele oleosa o melhor é usar maquiagem sem óleo (oil-free). E as pessoas eu tem pele seca é melhor usar produtos com hidratante.

*Para disfarçar a olheiras você deve usar um corretivo mais claro que o tom da sua pele.

*Se os lábios forem finos demais, você pode desenhar uma linha em volta deles com um lápis de boca e preencher o espaço com batom.

*Para o batom durar mais tempo na boca, passe uma vez e retire o excesso com um papel. Depois passe o batom novamente, você vai perceber a melhor fixação do batom.
 
 
 
 

 
A maquiagem é necessária para corrigir as deformaçoes do rosto e realçar seus traços. Tem que haver uma harmonia entre a maquiagem e o figurino.


Nao se pode também haver excessos de maquiagem no rosto, pois, como dançarinas apostólicas, temos que ter discernimento da quantidade de maquiagem usada, para nao ficar exagerado.


Tem que haver um padrao para todas as dançarinas, de como será usada a maquiagem em uma apresentaçao, para que haja harmonia.


DICAS
Para retirar o excesso de base e da oleosidade do rosto, pressione sobre a pele, delicadamente, um papel absorvente.
Quer disfarçar o nariz largo? Aplique corretivo marrom opaco nas abas laterais do nariz e suavize com pó facial opaco.
Se o blush borrou ou voce errou a aplicaçao, passe uma camada de pó facial opaco sobre ele para "apagar" o erro. E aplique depois a camada correta.
Antes de começar a maquiar os olhos, aplique uma dose generosa de pó iluminador na parte inferior. Ele facilita a remoçao dos excessos de maquiagem que possam cair das pálpebras superiores.
Para dar profundidade aos olhos, realce o côncavo com sombra preta e vá esfumaçando em direçao ao canto externo.
Se voce tem nariz grande, passe um pouquinho de base dissolvida em água no canto direito e no canto esquerdo do nariz, espalhe um pouquinho com os dedos, e passe na pontinha também.

Maquiagem para cada formato de rosto
Rosto comprido ou longo: escurecer a parte inferior do queixo e a parte superior da testa, junto a raiz dos cabelos. Clarear as bochechas, o maxilar inferior e as temporas;
Rosto triangular: escurecer as laterais do maxilar inferior e o final da testa, junto a raiz dos cabelos. Clarear as laterais da testa, as temporas e o centro do queixo;
Rosto triangular inverso: escurecer as laterais da testa, as temporas e o final do queixo. Clarear as bochechas, o maxilar inferior e o centro da testa;
Rosto quadrado: escurecer as laterais do maxilar inferior, as laterais da testa e temporas. Clarear o centro da testa e do queixo;
Rosto oval: o rosto oval, pela harmonia de suas linhas, nao tem necessidade de correçoes. A maquiagem deve apenas valorizá-lo.

Maquiagem para cada tom de pele
Morenas: combinam com tons marrons, dourados e vinho. Evite batons claros demais.
Negras: ficam bem com vermelho, rosa e vinho. Para um visual natural, utilize uma maquiagem que vá do bege escuro ao marrom, batom cobre e sombra dourada.
Mulatas: maquiagem terra, vinho, marrom e dourado acentuam sua beleza naturalmente. Nao combinam com azul e rosa.
Orientais: a cor prata e tons escuros de azul ficam bem nos olhos com efeitos esfumados. Nos lábios o vinho combina bem. Nao use cores claras, como bege e tons pastéis.
Loiras: ficam bem com tons de rosa, lilás, vermelho (para noite), azul e prata. Para valorizar a pele clara use tom pastel.
Ruivas: marrom, bronze e terra sao cores ideais para os olhos. Para batom, prefira a cor marrom, dourado, tons alaranjados, vermelhos ou cor de boca.

Maquiagem para O ALTAR


A distância entre a platéia e o palco geralmente prejudica a visao de nossas expressoes faciais. Numa apresentaçao de dança, a expressao é importantíssima, como forma de "passar" qualquer sentimento ao espectador. A maquiagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). Por isso, damos aqui algumas dicas de como fazer uma maquiagem básica, mas que dará um excelente resultado:


É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade. A intençao da maquiagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressao. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo e caído) existe uma maquiagem ideal. Procure saber a forma mais adequada de fazer a sua maquiagem. E lembre-se que a prática irá aperfeiçoar sua maquiagem!



Como fazer:



Espalhe pancake ou base (do tom da sua pele) por todo o rosto. Cuidado para o pescoço e o colo nao ficarem com a cor diferente.


Contorne os olhos pelo lado de fora da pálpebra com um lápis ou delineador preto. O traço de cima nunca se encontra com o de baixo, e nos cantos de fora dos olhos alongue os dois traços paralelamente.


Passe a sombra colorida logo acima da pálpebra, passando o pincel de dentro para fora (no sentido do nariz para as orelhas). O colorido da sombra nao deve ficar apenas acima dos olhos, mas deve alongar-se um pouquinho para os cantos de fora.


Entre as sobrancelhas e a sombra colorida, passe uma camada de sombra branca, espalhando no mesmo sentido.


Todas as formas de se alongar os cílios sao válidas (curvex, cílios postiços, etc.) O rímel é obrigatório!
O blush deve ser passado na diagonal boca-alto da orelha. Para isso, faça bico com a boca como quem vai dar um beijo, e onde a bochecha ficar funda passe o blush. Sempre de dentro para fora.


Se a sua sobrancelha for muito rala ou curta, aumente-a com um lápis preto ou marrom. Lembre-se que a sobrancelha no palco deve ser realmente longa, estendendo-se além dos olhos. Nunca alongue a sobrancelha para baixo, pois voce fica com cara de choro!


O batom também é imprescindível. Tons escuros como marrom, vinho ou roxo podem deixar a boca preta no palco, quando a luz azul é refletida.


Um traço de lápis branco na parte de dentro da pálpebra inferior valoriza e abre o olhar.

 

POSTURAS NA BARRA E NO CENTRO

26/05/2010 16:34

 

Quanto às direções do corpo, o aprendizado da boa estabilidade se inicia na barra com a postura do corpo reto e natural com peso distribuído entre as pernas e os pés com arco longitudinal fisiológico. Se não conseguir manter este arco longitudinal fisiológico, deverá diminuir o ângulo do en dehors. A coluna deverá ser a base do equilíbrio mantendo contração da musculatura responsável em aumentar os espaços intervertebrais. O posicionamento com o ombro do lado da perna que está em frente ligeiramente avançado obrigando o corpo a girar em direção da perna de trás e a cabeça também para o lado da perna que está na frente é chamado de épaulement (épaule = ombro). Existem três direções do corpo para o público: croisé (cruzado), en face (de frente) e effacé (apagado)/écarté (separado). A terminologia utilizada para as direções da perna são: devant (frente), de cote (lado)/á la seconde (na 2º posição) e derrière (atrás). Assim são as posições do corpo na sala e no palco visualizado na figura 36: epaulement croisé, epaulement croisé en face, epaulement efface/écarté.

As posições do corpo e pernas na sala de aula e no palco:

a(epaulement croisé); b(epaulement croisé en face); c(epaulement efface / écarté) (Achcar, 1998).

As direções e posicionamentos dos MMII são usados como as direções do corpo já citadas podendo ser feita combinações. As posições dos MMII (figura 37): par terre (no chão), en L”air (no ar). Quanto às posições e direções do corpo e pernas temos os: arabesques, attitudes (figura 38).

 

As direções e posicionamentos dos MMII no balé:

a(par terre a frente); b(par terre ao lado); c(en L”air na anterior 90°); d(en L”air na posterior 45°)

(Achcar, 1998).

O arabesque, nome de origem árabe que significa ornamento, representa a posição em que o tronco é direcionado para frente deve estar totalmente alongado, o quadril em simetria com os ombros e os braços estendidos na posição determinada, estabelecendo a continuidade harmônica da linha desenvolvida desde a ponta do pé (da perna em arabesque), até os dedos das mãos fluindo sem tensão (figuras 38a e 38b). Assim, considerado como um movimento que compõe os passos mais característicos da técnica (Achcar, 1998; Khan e et al, 1995; Hall, 2005; Bertoni, 1992).

No balé o arabesque é a posição com apoio unipodal com variações do pé que poderá estar no chão ou meia ponta ou na ponta com ou sem flexão de joelho, o membro inferior – MI – que está sem descarga de peso deverá manter-se com extensão e rotação externa de quadril joelho estendido e tornozelo em flexão plantar máxima com flexão dos dedos, pode estar no chão (par terre) ou no ar (en l”air) que é o mais utilizado (figura 37). O corpo posiciona-se em allongé (alongado ao máximo) ou penché (pendente ou inclinado). A classificação é determinada pelas diferentes posições dos braços em ambos os sistemas: Royal possui três tipos e Vaganova quatro tipos que vão ser determinados também pela posição do corpo em relação ao palco, os dois sistemas tem a 1º e 2º posição do arabesques iguais (Achcar, 1998; Khan e et al, 1995; Hall, 2005; Bertoni, 1992).

O attitudes, palavra derivada do italiano attitudine, representa uma posição inventada por Carlos Basis lembrando a estátua de mercúrio de Gian de Bologna no séc. XVI foi desenvolvida inicialmente para terminação de giros. Os exemplos dos tipos de attitudes são: effacée, croisée derrière (figuras 38c e 38d). Caracteriza formas da posição no balé onde o corpo permanece em apoio unipodal como no arabesque enquanto a outra é levantada atrás ou na frente a 90°, mas o MI que está sem descarga de peso estará com o joelho semiflexionado posicionado na posterior (par terre nas poses de eupalement ou en l”air) ou anterior uma postura que proporciona desenvoltura e elegância aos giros. Esta situação proporciona ao tronco maior flexibilidade quando comparado ao arabesque (Bertoni, 1992 e Achcar, 1998).

Posições e direções do corpo e pernas:

a (arabesque); b (arabesque en penché); c (attitude effacée); d (attitude croisée derrière)

(Achcar, 1998).

As posturas na barra e no centro necessitam principalmente do controle motor e equilíbrio. A tentativa de um paciente executar tais posturas poderá ser um potencializador das habilidades preservadas, como também das que foram perdidas, podendo ser um desafio a cada aula

 

 


 

Primeiro Blog

24/05/2010 21:05

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

Palavras-chave

A lista de palavras-chave está vazia.